Os vestidos de festa, normalmente, são usados em ocasiões especiais e sociais, sendo elaborados com materiais de bom aspecto e qualidade. Não apenas os modelos dos Vestidos de Festa devem ser escolhidos com cautela, mas também os tecidos que serão utilizados.
Os tecidos para os vestidos de festa devem ser luxuosos e de bom caimento, combinando com o estilo social e com o tipo físico de quem usará o vestido. É preciso analisar o modelo e seus detalhes, para a escolha dos materiais utilizados.
Os tecidos podem ser lisos ou trabalhados em plissados, drapeados, efeitos, babados, com bordados ou aplicações. O aspecto e efeito atingido no vestido vão depender de qual tecido será utilizado na confecção. Os tecidos sociais podem ter aspecto opaco, lustroso (com efeito de brilho) ou em transparência. Selecionamos alguns tecidos para Vestidos de Festa mais usados nos modelos Sociais. Confira:
Os tecidos podem ser lisos ou trabalhados em plissados, drapeados, efeitos, babados, com bordados ou aplicações. O aspecto e efeito atingido no vestido vão depender de qual tecido será utilizado na confecção. Os tecidos sociais podem ter aspecto opaco, lustroso (com efeito de brilho) ou em transparência. Selecionamos alguns tecidos para Vestidos de Festa mais usados nos modelos Sociais. Confira:
Como foi visto nestas fotos estes vestidos são com cortes bem elaborados e pra isso precisam de tecidos que sejam condizentes com seus cortes e cima de tudo com o design dos mesmos, bem como a ocasião na qual estes serão usados.
Seda
Tecido natural destaca-se por seu ótimo toque e caimento no corpo. Tem aspecto brilhoso e é bastante macio. Embora não tenha um preço tão acessível, a seda é um dos tecidos mais vendidos, além de bastante confortável. Vestidos sociais em seda garantem glamour, leveza e sofisticação.Veja alguns vestidos de ceda. Observe o quanto são sofisticados.
Chiffon
Leve e maleável, o chiffon é um tecido bastante utilizado nos vestidos de festa, devido sua aparência luxuosa. Tem um ótimo caimento, embora seja difícil de costurar, devido sua superfície um pouco irregular. Desse modo, é muito utilizado nos plissados e drapeados vistos nos vestidos de festa. Veja vestidos de Chiffon.
Cetin
Leve e delicado, o cetim tem aspecto escorregadio e suave. De bom caimento, aspecto brilhoso e fino, perfeito para formar os drapeados dos vestidos de festa. O cetim apresenta-se com várias intensidades de brilho.
Organza
A organza é um tecido bem fino, leve e apresenta resistência média. O tecido é simples, mas bastante utilizado em vestidos sociais, também misturado com outros tecidos nobres. É fácil de ser estampado e bordado.
Musselina
Tecido leve e transparente, perfeitamente combinado em detalhes ou sobreposições dos Vestidos de Festa. Veja exemplos de vestidos de Musselina.
Crepe
Muito utilizado nos vestidos de noiva, o crepe pode ser de seda, tafetá ou de cetim. É leve, maleável e de aparência fina. Com texturas um pouco diferenciadas, fica elegante nos vestidos de festa e possui um efeito de reduzir a silhueta. Veja alguns vestidos de crepe e observe o quanto são excelentes para confeccionar vestidos de noivas.
Zibeline
Um tecido de espessura fina, porém de aparência firme e aspecto estruturado, além de qualidade muito alta. Veja exemplos de vestidos neste tecido.
Tafetá
Tecido bastante fino, porém muito resistente e de boa durabilidade. Tem um efeito sensual e de audácia, e sua aparência lembra o cetim.
Tule
Tecido bem fino, normalmente bastante transparente, pode apresentar detalhes bordados. Geralmente, visto nos Vestidos de Festa como sobreposição nas saias com outros tecidos por baixo, além de babados e detalhes das peças.
Uma primeira coisa a se observar é o estilo do visual que você deseja. O tule dá ares de leveza ao seu vestido. Se você quer ser uma noiva “poderosa”, é melhor escolher outro tecido. Com o tule o que é valorizado é sua juventude, doçura, meiguice. Como nas foto acima. As produções mais belas nesta linha, geralmente não trazem exagero nos bordados, apliques, porque a saia volumosa que o tule permite criar é a estrela da produção.
Uma produção mais glamourosa também é permitida, e o tule destaca-se com seu volume. Mas sem exageros nos acessórios. E prevalecendo o romantismo. Tons pastéis também fazem uma produção interessante, como o rosa clarinho acima.
Uma produção mais sensual é possível, aproveitando-se a transparência do tecido, no caso um tule com caimento mais pesado. A aplicação de flores e plumas dá um toque glamouroso à produção e permite uma maquiagem mais marcada. Reparem que nesse look, o tom romântico do tule desaparece.
Entretanto, voltemos ao clássico. O tule é perfeito para dar esse tom de princesa glamourosa ao visual. Vejam esses vestidos acima, o laço dá o arremate perfeito. Aliás, essa combinação tule+laço é especial… se você tem vontade de ousar, sem perder o ar romântico, pode mudar a cor do laço, até preto fica legal:
Outra belezura de tule, é o pois des prix, aquele tule todo aplicado de bolinhas. Fica lindo nas produções, nos véus e nos vetidos de daminhas.