Moda é tão importante que é capaz de deterrminar os valores sociais de um sujeito, assim como identificar a tribo no qual tal elemento pertence. Moda sugere até mesmo os niveis de sociabilidade de uma pessoas.
Andar na Moda não significa transar roupas, calçados e acessórios de grifes e, sim saber se vestir adequadamente para cada ocasião. Sabemos que moda é uma tendência de estilo, cor, corte e tecidos em uma determinada esação na qual está em evidencia e que na próxima estação virá outras tendência a ser seguidas. Moda é como as ondas do mar vai e volta, soó que quando volta é com alguma repaginação.
Saber se vestir não depende das finanças do sujeito e, sim do bom senso e acima de tudo bom gosto e conhecimento de si, como é seu tipo fisico, ambientes que frequenta e estilos de vida. Bom gosto está muito acima de uma super conta bancária na Suiça ou residir em Paris, Milão ou Nova Iorque. Conheço gente que é elegante e veste-se adequadamente com rtoupas de brechós de feiras e lojas populares, enquanto outras transam roupas de grifes carissimas e são bregas por não saber escolher as peças adequadas ao corpo e ao estilo pessoal. O primeiro passo que uma pessoa tem que fazer é ser auto critica e, em seguida ter auto conhecimento de si para poder saber se vestir adequadamente e ser uma pessoa elegante, sofisticada e causar boa impressão a todos aqueles que convivem e a toda a sociedade.Muitas são as pessoas "over" por não ter noção de como tirar proveito do corpo e arrasar com produções elegante e as vezes simples.São questionamentos que devem ser feitos por todas as pessoas: Qual meu tipio físico? Que ambiente frequento? Qual meu estilo de vida? Ao fazer toda uma analise fica fácil compor bons e excelentes visuais.
Estilo é o seu modo de ser, de se apresentar ao mundo é sua marca pessoal na qual ninguém vai lhe tirar, é seu. Já moda é algo passageiro: muda cada estação, Sabe-se que nem toda moda vai ser condizente com o seu estilo ou com seu tipo fisico, nem com sua idade. O melhor temometro é a sua essência. Como Você se considera? urbano(a), esportivo(a), Romântico(a), sexy, descolado(a), básico(a), clássico(a), sofisticado(a), moderno(a), tradicional, vanguardista...? MUitas vezes você tem mais de um estilo. Não é errado, o que digo ser errado é não ter estilo ou ser nomade vagando de estilo a estilo.
A maioria das pessoas se espelham em celebridades, tome muito cuidado com isso. Se espelhar em alguém não é copiar item por item do closet do ídolo, se isso ocorrer você perde sua personalidade, sua identidade própria, seu estilo e se torna escravo do estilo de um famoso que você nem lhe conhece. O que funciona no seu ídolo, muitas vezes não setve e nãoé condizente com seu tipo físico e com sua personalidade. Cuidado ao tentar seguir as últimas tendências da moda: elas são tão amplas que você tentar seguir todas irá parecer uma perecer uma pessoa sem personalidade definmida. è preciso que escolha apenas que se encaixa no seu estilo e não ser que costumam chamar de "FASHION VICTIM". Aúltima coisa que uma vítima da moda tem é estilo.
Por Clésio Nakata